Neste mês em que comemoramos os 20 anos do Ministério Vaso Novo, apresentamos com alegria esta breve entevista com CONCEIÇÃO CARDOSO, uma das ministras de música pioneiras na RCC de nossa Diocese e fundadora de nosso Ministério.
BLOG VN: A Igreja sempre valoriza o "Carisma de Fundação", dado àquele que Deus chama para fundar uma obra de Deus. Embora o VASO NOVO seja apenas um ministério inserido dentro da RCC, podemos dizer que você recebeu este "Carisma de Fundação", porque foi você quem deu início ao ministério. Conte-nos como foi esta experiência, o que havia no seu coração quando iniciou o ministério?
R: Um desejo enorme de servir a Deus, era o que havia no meu coração.No princípio não tinha noção de que seria um ministério de música e tampouco que cresceria tanto...Numa bela noite,na Matriz, quando o G.O. ainda reunia-se diante do Santíssimo, fui convidada a tocar violão pois a pessoa que tocava não compareceu. Fiquei tão ansiosa e só consegui tocar a última música (risos). A partir daí, não parei mais...assumi a música e fui convidando outros irmãos para tocar comigo: eu no violão, Claudio na timba, Adolfo com o pandeiro, logo depois também o Luisinho com seu violão. A graça de Deus foi nos conduzindo e após um tempo sentimos a necessidade de uma melhor organização, ter ensaios e marcamos a 1ª reunião (o número de participantes já estava maior). Era o ano de 1988.Tinha uma certeza no meu coração que era vontade do Senhor..eu não resisti...Eu posso ter fundado, mas a obra VASO NOVO é de Deus..veio do coração Dele..essa é a minha maior alegria. Estamos celebrando 20 anos de existência...está aí a maior prova!!!
BLOG VN: Conte-nos como foi que iniciou na RCC? É verdade que está no Grupo de Oração desde as primeiras reuniões?
R: Iniciei no ano de 1985. Antes disso já participava ativamente da comunidade. Fui catequista, legionária, dirigente de crisma, de grupo de jovens. Meu coração batia forte por Jesus,ansiava por servi-lo onde quer que fosse. Mas enfatizo que a experiência real do Seu amor e de Sua presença tive na RCC, movimento que participo até hoje. Afirmar que participei das primeiras reuniões do G.O. seria exagero (risos) mas, com certeza, acompanhei várias fases do grupo “Eu Estou no meio de Vós”, desde as reuniões em torno do Santíssimo até o crescimento do grupo e a abertura das portas da Igreja. Foi uma linda caminhada!
BLOG VN: Seus irmãos de ministério têm você como referência. Você formou muitos deles e eles têm você como uma espécie de "mãe" ou "irmã mais velha". Como é para você esta experiência de ver crescer estes seus "filhos"?
R: Contemplando todos os momentos do VASO NOVO, posso dizer que é emocionante e me faz muito feliz. Tenho um amor muito grande por este ministério.Acompanhei o crescimento de todos, inclusive daqueles que se afastaram. Só permanece e cresce quem está ligado a videira verdadeira...Percebo que o mesmo amor que me impulsionava continua agindo em todos..amor pelo ministério..pela Igreja...pela RCC..por Jesus! É lindo ver os filhos crescerem, chegarem a maturidade, realizar obras maiores que as suas...Não vou dizer que sou a melhor “mãe” ou ”irmã mais velha” mas continuo presente, ao lado, caminhando junto. Isso é que importa.
BLOG VN: Como a música entrou na sua vida? Você já tocava violão antes da RCC?
R: Sim. Quando participava de grupo de jovens, tocava na missa das 8:00h do domingo, anos antes de participar da RCC. Sempre amei a música, cheguei a ter aulas de violão por algum tempo, mas não dei continuidade. Pretendo retornar a estudar violão, apesar de ter uma queda especial pelo contrabaixo. O bom músico precisa estar sempre preparado, tanto na técnica como na unção. Imaginem um ministro de música ungido e tocando bem o seu instrumento, com certeza trará muitas almas para o Senhor.
BLOG VN: Na sua visão, quais são os maiores problemas dos ministérios de música hoje?
R: Falta de compromisso e obediência, principalmente às lideranças dos grupos de oração. Percebo também um grande despreparo, conseqüência de falta de ensaio, da ausência de reuniões periódicas do ministério e participação nas reuniões semanais da equipe de serviço. A maioria dos ministros de música não estão integrados com as equipes de serviço dos G.O. onde servem. Isso é muito preocupante, pois acabam não tendo sintonia com as moções e direções do Senhor, gerando iluminismo, muito barulho e pouca unção. Meditando em toda a caminhada do Ministério VASO NOVO, é preciso que os ministérios tenham mais “simplicidade”. Na simplicidade de Maria a salvação veio ao mundo. Que cada um busque a sua própria identidade, sem imitações. Isso ocorrerá nas reuniões do ministério, na oração e adoração ao Senhor, perdoando uns aos outros e quando necessário “lavando a roupa suja”.
BLOG VN: Você já foi coordenadora da RCC de nossa Paróquia mais de uma vez. É uma ministra de música e pregadora experiente, além de exercer função de Ministra Extraordinária da Eucaristia. Sua palavra pesa! Que conselho você daria para quem está começando num ministério de música?
R: Falar de coração ao coração de cada ministro de música: Seja um apaixonado por Jesus, tenha amizade... intimidade com Ele.A medida da tua unção será a medida do teu relacionamento com o Senhor. Tenha a certeza que o resto virá por acréscimo. Se Ele te chamou é porque tem muitos planos de amor para ti. Como diz uma linda música: basta confiar, a Ele se entregar e Ele agirá...Seja fiel e obediente sempre. Ser ministro de música é uma grande graça e Deus investe muito neste serviço, a medida que damos o sim para Ele. A história do povo de Israel esteve sempre permeada pela música e pela atividade dos seus ministros: as muralhas de Jericó caíram e quem estava na linha de frente...os ministros de música. Nós somos a nova geração de ministros de música e isso deve ser motivo de grande alegria, assumindo com amor a nossa identidade na Renovação Carismática Católica. Que a Eucaristia seja o teu doce alimento e te dê sustento nesta caminhada e Maria Auxiliadora te ajude sempre a dizer o SIM a Deus.