
A Semana Santa se aproxima. E o que vem à sue mente? Um feriadão regado a chocolate?
A SEMANA SANTA É A SEMANA MAIS IMPORTANTE DA NOSSA FÉ, POIS NELA CELEBRAMOS DE FORMA SOLENE A MORTE E A RESSURREIÇÃO DE NOSSO SENHOR, ÁPICE DA NOSSA FÉ.
Tem início no Domingo de Ramos, onde rememoramos a entrada triunfante de Jesus em Jerusalém sobre um burrinho, aclamado com ramos de oliveira com gritos Hosana ao Filho de Davi...
Aqui vale lembrar que o mesmo povo que gritava Hosana, pouquíssimo tempo depois gritava: crucifica-o...
Peço a você que se permita ir além dos ramos, além dos Hosanas. Peço para que entremos juntos no PORQUÊ de Jesus ter entrado em Jerusalém desta forma.
A razão é apenas uma: Ele subiu a Jerusalém para morrer por amor a você!
III-Fl 2, 6-11:
v.6-7 “ Sendo ele de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens.”
Estes versículos nos mostram que:
a) O amor de Jesus por você é um amor que levou o Senhor a diminuir-se cada vez mais e mais:
- Por amor a você Deus se fez homem nascendo num abrigo para animais, colocado no local dos bichos comerem;
- Sendo Deus, passou por todas as necessidades humanas normais: fome, frio, dor...
- Por amor a você foi humilhado e sofreu os mais atrozes sofrimentos;
- Por amor a você se entregou na cruz;
- Por amor a você desceu à mansão dos mortos;
- Por amor a você permanece num pedaço de pão.
b) A palavra de Deus usa-se do verbo aniquilar = reduzir a nada, anular. Destruir, matar, abater física e moralmente, deprimir, prostrar, abater, humilhar.
- Foi isto que Jesus fez consigo mesmo somente por amor a você
- Esta verdade deve estar gravada nos nossos corações: no seu que está aqui pela primeira vez, no seu que já perdeu as esperanças, no seu que está nesta caminhada há anos, mas ainda diz que as coisas estão ... indo, como Deus quer...
c) Vivemos num mundo que está sob o jugo do maligno. Satanás era um anjo de Deus, precipitado junto com 1/3 dos anjos por causa de seu desejo de querer ser igual a Deus... A cultura de satanás e a cultura da auto-suficiência e do egoísmo.
v. 8 “E, sendo exteriormente reconhecido como homem, humilhou-se ainda mais, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. “
Aqui as Escrituras nos revelam que:
a) Sabemos que o pecado entrou no mundo pela desobediência do primeiro homem, Adão. Falar um pouco do pecado original.
- A desobediência só gera estragos e de for desobediência a Deus, só gera infelicidade...
Tenho certeza de que se você investigasse sua vida, encontraria conseqüências graves de suas atitudes de desobediência a Deus. O pecado de Adão por sua vez trouxe uma conseqüência gravíssima: retirou a humanidade da presença de Deus.
O Pai queria nos trazer de volta para perto de si, e era necessário que a obediência de seu Filho pagasse pela desobediência de Adão. Jesus é o novo Adão.
b) A morte de cruz era uma morte vergonhosa e dolorosa. Morria-se de asfixia e de hemorragia. O crucificado era exposto nu na cruz, para humilhá-lo. Jesus não apenas morreu por amor a você, para apagar as conseqüências do pecado, mas morreu da morte mais sofrível e mais vergonhosa.
c) Há um fato histórico relevante e interessante: quando o povo indígena foi evangelizado, o que determinou sua conversão foi constatar que Deus havia morrido por eles... Na sua cultura, eram eles que tinham de sacrificar para os deuses deles... Ficaram impressionados com Deus que se sacrifica.
v. 9 “Por isso Deus o exaltou soberanamente e lhe outorgou o nome que está acima de todos os nomes, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho no céu, na terra e nos infernos.”
Daí entendemos:
a) Jesus foi exaltado porque foi obediente.
b) Para o povo antigo, o nome tinha o significado da pessoa, significava a essência da pessoa. Dizer que todos se dobrem ao Nome de Jesus, significa que todos se dobrem a Jesus!
c) Ele tem autoridade sobre tudo o que há. Tem autoridade sobre Satanás e seus anjos... Não há nada em sua vida que não possa ser mudado por Jesus, se for vontade de Deus.
v.11 “E toda língua confesse, para a glória de Deus Pai, que Jesus Cristo é Senhor.”
Então:
a) Na Bíblia, o termo Senhor = Deus. Jesus é Deus, verdadeiro homem, mas verdadeiro Deus...
b) Dizer que alguém é senhor significa dar aquela pessoa autoridade para mandar em tudo na sua vida.
Pe. Cantalamessa, pregador da casa pontifícia certa vez falou: não podemos abraçar o oceano, mas podemos nos deixar abraçar por ele. Não podemos abraçar o mistério da paixão do senhor, compreender os modos e as razões de Deus, mas podemos nos deixar abraçar por ela.
Aproveitemos esta última semana da quaresma para nos preparar para viver a Semana Santa.
Silvia Paula Monteiro da Costa
Ministério Vaso Novo