As Primeiras Experiências de Oração existem desde as origens da Renovação Carismática Católica, e sem dúvida são especiais momentos de graça.
Através delas, durante os últimos 40 anos, muitos irmãos e irmãs têm experimentado o Amor e o Poder de Deus a partir do Anúncio Querigmático e recepção da Efusão do Espírito Santo, identidade da Renovação Carismática.
Como em qualquer outra expressão da Renovação Carismática Católica, a Música possui fundamental importância para o bom andamento dos encontros de Primeira Experiência de Oração.
Porém, alguns pontos fundamentais devem ser observados pelos Ministérios de Música que nelas atuam, a fim de que sua atuação não comprometa a pedagogia do encontro e seus frutos:
1- Não perder de vista que o foco fundamental das Primeiras Experiências de Oração são as pessoas que jamais pisaram num Grupo de Oração, pessoas que não estão inseridas na Igreja.
Deste modo, sempre que possível, recomenda-se o uso de canções de fácil aprendizado.
As músicas propostas devem ter em si os conteúdos das pregações de modo a reafirmá-los, levando os participantes à oração destes conteúdos através da música, em sintonia com a oração de quem está à frente do encontro.
2- Buscar ter familiaridade com os temas que compõem o Querigma, sendo capaz de propor canções adequadas a cada tema.
Deste modo, ainda que o repertório do Ministério compreenda as canções que tocam na TV e no rádio ou as que estão na “hit parade” da RCC (músicas novas e muito tocadas no momento), deve se dar prioridade às canções que cantem os temas propostos, ainda que sejam consideradas canções antigas.
3- A espiritualidade das Primeiras Experiências de Oração é ministrada em degraus.
Cada degrau é um tema do Querigma, apresentados numa ordem lógica e pedagógica:
1- AMOR DE DEUS
2- PECADO ORIGINAL
3- SALVAÇÃO
4- FÉ E CONVERSÃO
5- ESPÍRITO SANTO
6- INSERÇÃO NA COMUNIDADE E EUCARISTIA
Ao ministrar música, o Ministério deve obedecer a ordem de tais degraus, não importando qual o objetivo das canções: louvor, entrega etc., jamais passando para outro degrau antes do efetivo anúncio dos conteúdos.
Assim, temos:
Até a 1ª pregação as músicas devem falar de:
AMOR DE DEUS
Até 2ª pregação as músicas devem falar de:
AMOR DE DEUS + PECADO ORIGINAL
Até 3ª pregação as músicas devem falar de:
AMOR DE DEUS + PECADO ORIGINAL+ SALVAÇÃO
Até 4ª pregação as músicas devem falar de:
AMOR DE DEUS + PECADO ORIGINAL+ SALVAÇÃO+ FÉ E CONVERSÃO
Até 5ª pregação as músicas devem falar de:
AMOR DE DEUS + PECADO ORIGINAL+ SALVAÇÃO+ FÉ E CONVERSÃO + ESPÍRITO SANTO
Até 6ª pregação as músicas devem falar de:
AMOR DE DEUS + PECADO ORIGINAL+ SALVAÇÃO+ FÉ E CONVERSÃO + ESPÍRITO SANTO + COMUNIDADE E EUCARISTIA
Passemos a analisar cada tema:
1- AMOR DE DEUS – As canções devem ter por objetivo a revelação de Deus amor, e levar os participantes a experienciar o amor de Deus em suas vidas pessoais.
Pode-se usar de canções que falem diretamente deste amor, ou ainda aquelas que se usam da criação como forma de louvar o Senhor.
2- PECADO ORIGINAL – Trata-se do pecado de Adão e Eva, herdado por toda a humanidade e ocasionador da ruptura da comunhão entre Deus e os homens.
NÃO É MOMENTO PARA CANTAR CANÇÕES QUE SUPLIQUEM O PERDÃO DE PECADOS PESSOAIS. HAVERÁ MOMENTO OPORTUNO PARA ISSO.
As canções podem retomar o amor de Deus e falar do pecado como causa de não experimentarmos este amor.
3- SALVAÇÃO – Canções que falem da Salvação por meio de Cristo Jesus.
4- FÉ E CONVERSÃO – Canções que exprimam arrependimento, desejo de crer e mudar de vida.
AGORA É O MOMENTO OPORTUNO PARA MÚSICAS QUE PEÇAM O PERDÃO DE PECADOS PESSOAIS.
5- INSERÇÃO NA COMUNIDADE E EUCARISTIA – Canções que expressem pertença à Comunidade Eclesial e amor a Santa Eucaristia.
Seria recomendável que as pessoas dos Ministérios de Música responsáveis pela animação destes encontros tivessem contato prévio com o conteúdo das pregações.
Do mesmo modo que não são todas as canções de nosso repertório que são apropriadas para o Grupo de Oração, não são todas as canções apropriadas para as Primeiras Experiências, ainda que abordem os temas querigmáticos.
Por fim, via de regra, os encontros são realizados na tarde de sábado e no dia de Domingo, com tempo muito curto para o louvor e para a oração. O Ministério não pode cometer erros, pois não haveria tempo hábil para refazê-los.
Silvia Paula Monteiro da Costa
Ministério Vaso Novo