quarta-feira, 27 de junho de 2012

santos do mês: NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

perpétuo socorro



A Igreja celebra hoje (27) o dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. No Brasil a devoção ficou conhecida com a chegada dos Missionários Redentoristas no país em 1894.
O Missionário Redentorista, Padre Eugenio Bisinoto escreveu um artigo no qual cita algumas características especiais do ícone da Mãe do Perpétuo Socorro, artigo publicado originalmente no site do Santuário Nacional de Aparecida. 

Quadro mariano
O quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é um ícone antigo que representa a Virgem da Paixão como o Menino Jesus nos braços. O quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro constitui uma pintura bizantina, uma das “Virgens da Paixão”, que destacam o significado da paixão de Jesus e da intercessão da Mãe de Deus em favor da humanidade. Recorda-nos as pessoas de Cristo e de Maria no mistério da redenção. O quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é uma pintura em madeira, com 54 centímetros de altura por 41,5 de largura.


O que é um ícone mariano?
O quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro constitui um admirável ícone oriental. É chamado “mariano” por representar a Mãe de Jesus. Os ícones podem representar Jesus Cristo, a Virgem Maria, os Anjos ou os Santos. Obedecem a normas bem precisas sob o ponto de vista artístico e teológico. O ícone é uma espécie de sacramental, um sinal da graça, um auxílio para a vida espiritual dos cristãos. Assim como Jesus Cristo, Aquele que assume a história humana e torna-se a revelação concreta da Palavra de Deus, é a imagem de Deus invisível, o ícone é a imagem artística e religiosa do Transcendente e Invisível, levando à oração e à meditação aqueles que o contemplam.


Idade do quadro
Existem algumas versões sobre a origem do quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Uma acredita que o quadro veio de Constantinopla, no século X, com os monges de São Basílio que vieram evangelizar a ilha de Creta, ao sul da Grécia. Outra versão conta que o quadro foi pintado na ilha de Creta entre os séculos X ou XI. A terceira versão diz que o ícone foi pintado na ilha de Creta, mas entre os séculos XIV ou início do século XV.
 Abaixo veja a descrição de todos os símbolos contidos no ícone: