terça-feira, 13 de julho de 2010

COMUNIDADE - FRUTO DO ESPÍRITO SANTO


1. PENTECOSTES GERA COMUNIDADE:


Pentecostes marcou profundamente a vida da Igreja. Trouxe conseqüências maravilhosas facilmente verificadas pela leitura atenta da Palavra de Deus. Ex.: Carismas (cf. At 2, 1-4) e libertação do medo dos Apóstolos (cf. At 2,14-40). Nele a Igreja manifestou-se ao mundo. “A Missão de Cristo e do Espírito torna-se a Missão da Igreja, enviada a anunciar e a difundir o mistério da comunhão trinitária.” (CCIC, 144).

Mas há uma conseqüência importante, Pentecostes gerou uma especial fraternidade entre os discípulos de Jesus, estreitamente unidos entre si, passando a partilhar os bens e a vida. Os Atos dos Apóstolos descrevem o panorama da primeira comunidade, formado pelos Discípulos e os 3.000 convertidos após o discurso de Pedro.

Sim, Pentecostes gera vida em comunidade! Sem medo de errar, podemos dizer que Pentecostes só ocorre em comunidade. Antes de subir aos céus, o Senhor pediu aos seus que PERMANECESSEM EM JERUSALÉM a fim de que pudessem receber o Espírito Santo (cf. At 1,4-8)1 e o fizeram permanecendo unidos em oração junto com Maria, a mãe de Jesus.2

Em verdade, o cenário de Pentecostes não favorecia a perseverança de ninguém... Jerusalém era o local menos apropriado para um cristão estar naqueles dias. Há pouco o seu “líder” havia sido preso e condenado à morte. Qualquer um deles poderia ser preso também e ter o mesmo destino que seu Mestre. Mas a condição para receber o Espírito Santo é permanecer.

Sua Jerusalém é o local onde você está hoje, é seu grupo de oração, é sua comunidade. Todas as comunidades possuem problemas, só existe uma comunidade perfeita: A SANTÍSSIMA TRINDADE.

Em verdade, Deus mesmo é comunidade: Pai, Filho e Espírito Santo (Jo 1,1-2). Quando Jesus veio ao mundo, foi inserido em uma comunidade (Lc 2,1-7.41-52). Durante sua vida e sua missão, Jesus viveu em comunidade (Mc 3,13-19). Ao encerrar sua vida terrena, Jesus continuou vivendo em comunidade (Jo 14,1-4).

Sendo comunidade, Ele desejou que você também vivesse em comunidade. Jesus constituiu sua Igreja a partir de uma comunidade, chamando pessoas como eu e como você.

Pentecostes é o surgimento de uma COMUNIDADE CRISTÃ, é o “nascimento” da Igreja. A Igreja ensina que “A Igreja encontra a sua origem e a sua realização plena no eterno desígnio de Deus. Foi preparada na Antiga Aliança com a eleição de Israel, sinal da reunião futura de todas as nações. Fundada pelas palavras e acções de Jesus Cristo, foi realizada sobretudo mediante a sua morte redentora e a sua ressurreição. Foi depois manifestada como mistério de salvação mediante a efusão do Espírito Santo, no dia de Pentecostes. Terá a sua realização plena no fim dos tempos, como assembleia celeste de todos os redimidos.” (CCIC, 149).

Se Pentecostes gera comunidade, seu pentecostes pessoal, seu batismo no Espírito Santo também deve gerar em você desejo de vida em comunidade.

A experiência do batismo no Espírito Santo favorece a Koinonia cf. PCL

“23. O anúncio, de fato, não adquire toda a sua dimensão, senão quando ele for ouvido, acolhido, assimilado e quando ele houver feito brotar naquele que assim o tiver recebido uma adesão do coração. Sim, adesão às verdades que o Senhor, por misericórdia, revelou. Mais ainda, adesão ao programa de vida, vida doravante transformada, que ele propõe; adesão, numa palavra, ao reino, o que é o mesmo que dizer, ao “mundo novo”, ao novo estado de coisas, à nova maneira de ser, de viver, de estar junto com os outros, que o Evangelho inaugura. Uma tal adesão, que não pode permanecer abstrata e desencarnada, manifesta-se concretamente por uma entrada visível numa comunidade de fiéis.” (EM, item 23).

Nesta perspectiva, não podemos esquecer que os carismas sempre são exercidos para o outro e para o bem comum:

"A cada um é dada a manifestação do Espírito para proveito comum". (1Cor 12,7)

Você pode perceber que quando perdemos esta perspectiva isto nos gerará desânimo e outras conseqüências desastrosas:

a) Ministério exercido isoladamente perde seu valor. Ex.: Judas Iscariotes. Quis fazer as coisas do seu jeito. Não teve a correta compreensão da Missão de Cristo. Isolou-se da comunidade dos apóstolos. Acabou traindo o Senhor e enforcando-se.

b) Ministério exercido sem comunhão pode ser incompreendido ou gerar divisões frívolas na comunidade. Ex.: "Quando, entre vós, um diz: Eu sou de Paulo, e outro: Eu, de Apolo, não é isto modo de pensar totalmente humano?" (1Cor 3,4)


2. A COMUNIDADE CRISTÃ:

O derramamento do Espírito tem por finalidade reconciliar os homens entre si, modificar os relacionamentos humanos, abrindo-os para perdão e para a partilha. Os relacionamentos de quem é batizado no Espírito Santo deve ganhar uma perspectiva nova, aproximando-se do que Jesus nos disse na última ceia, no mesmo dia em que Ele faz uma belíssima catequese sobre o Espírito Santo (em mais uma demonstração bíblica que Espírito Santo e comunidade estão intimamente ligados):

"Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amo". (Jo 15,12)

“ Não rogo somente por eles, mas também por aqueles que por sua palavra hão de crer em mim. Para que todos sejam um, assim como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, para que também eles estejam em nós e o mundo creia que tu me enviaste. Dei-lhes a glória que me deste, para que sejam um, como nós somos um: eu neles e tu em mim, para que sejam perfeitos na unidade e o mundo reconheça que me enviaste e os amaste, como amaste a mim." (Jo 17,20-23).

"Se alguém disser: Amo a Deus, mas odeia seu irmão, é mentiroso. Porque aquele que não ama seu irmão, a quem vê, é incapaz de amar a Deus, a quem não vê". (1Jo 4,20)


Quais são as diferenças essenciais entre relacionamentos do mundo e batizados no Espírito?

NO MUNDO
a) Vínculo = conveniência. Quero ser amigo do Juiz, do Prefeito, de quem é bonito e rico.

b) Centro = eu
c) Motivação = interesse
d) Fundamento – mentira. Cria-se personagens.
f) Finalidade = hedonismo. Prazer

NO ESPÍRITO
a) Vínculo = amor fraterno.
b) Centro = outro
c) Motivação = gratuidade
e) Fundamento = verdade. Verdade liberta. Correção fraterna.
f) Finalidade = bem estar e salvação do outro. No início você ia para o Grupo de Oração para beber. Agora você vai para o outro beber.

Jesus tem de ser nossa referência em tudo.Tanto mais teremos relacionamentos sadios quanto mais estivermos íntimos dele, aos seus pés, escolhendo a melhor parte:

“Estando Jesus em viagem, entrou numa aldeia, onde uma mulher, chamada Marta, o recebeu em sua casa. Tinha ela uma irmã por nome Maria, que se assentou aos pés do Senhor para ouvi-lo falar. Marta, toda preocupada na lida da casa, veio a Jesus e disse: Senhor, não te importas que minha irmã me deixe só a servir? Dize-lhe que me ajude. Respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, andas muito inquieta e te preocupas com muitas coisas; no entanto, uma só coisa é necessária; Maria escolheu a boa parte, que lhe não será tirada.” (Lc 10,38-42).

Muitas vezes trazemos para as nossas realidades valores mundanos que ferem as pessoas e geram feridas. Muitos desistem por causa de relacionamentos na comunidade. Eis aqui alguns inimigos da vida em comunidade:

A) VER O SERVO E NÃO O IRMÃO;

B) QUERER PARTILHAR O DOM E NÃO A VIDA;

C) NÃO GERAR FRATERNIDADE, MAS SERVIÇO (INTIMIDADE NÃO SE IMPROVISA);

D) TRATAR IGUAL A TODOS, COMO LATA DE ERVILHA (UNIDADE X UNIFORMIDADE)

"Fiz-me fraco com os fracos, a fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, a fim de salvar a todos". (1Cor 9,22)

E) NÃO TER MISERICÓRDIA COM OS FRACOS

"Nós, que somos os fortes, devemos suportar as fraquezas dos que são fracos, e não agir a nosso modo". (Rm 15,1)

F) NÃO PERDOAR

“Se teu irmão tiver pecado contra ti, vai e repreende-o entre ti e ele somente; se te ouvir, terás ganho teu irmão. Se não te escutar, toma contigo uma ou duas pessoas, a fim de que toda a questão se resolva pela decisão de duas ou três testemunhas. Se recusa ouvi-los, dize-o à Igreja. E se recusar ouvir também a Igreja, seja ele para ti como um pagão e um publicano. Em verdade vos digo: tudo o que ligardes sobre a terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes sobre a terra será também desligado no céu. Digo-vos ainda isto: se dois de vós se unirem sobre a terra para pedir, seja o que for, consegui-lo-ão de meu Pai que está nos céus. Porque onde dois ou três estão reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles. Então Pedro se aproximou dele e disse: Senhor, quantas vezes devo perdoar a meu irmão, quando ele pecar contra mim? Até sete vezes? Respondeu Jesus: Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete.” (Mt 18,15-21).

"Com efeito, enquanto houver entre vós ciúmes e contendas, não será porque sois carnais e procedeis de um modo totalmente humano?" (1Cor 3,3)

"Suportai-vos uns aos outros e perdoai-vos mutuamente, toda vez que tiverdes queixa contra outrem. Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai também vós". (Cl 3,13)

G) DISSEMINAR MENTIRAS OU DEIXAR A RECONCILIAÇÃO PARA DEPOIS:

“Por isso, renunciai à mentira. Fale cada um a seu próximo a verdade, pois somos membros uns dos outros. Mesmo em cólera, não pequeis. Não se ponha o sol sobre o vosso ressentimento. Não deis lugar ao demônio” (EF 4,25-27).

Temos de ser terminais de pecado.

H) ESTAR NA COMUNIDADE E NÃO SER DA COMUNIDADE.


3- AS PRIMEIRAS COMUNIDADES:

As primeiras comunidades cristãs são os nossos modelos. A união entre os cristãos é um testemunho visível do amor de Deus para com os homens concretizado no sacrifício de Cristo. Os primeiros cristãos tiveram esta compreensão:

" 42. Perseveravam eles na doutrina dos apóstolos, na reunião em comum, na fração do pão e nas orações. 43. De todos eles se apoderou o temor, pois pelos apóstolos foram feitos também muitos prodígios e milagres em Jerusalém e o temor estava em todos os corações. 44. Todos os fiéis viviam unidos e tinham tudo em comum. 45. Vendiam as suas propriedades e os seus bens, e dividiam-nos por todos, segundo a necessidade de cada um. 46. Unidos de coração freqüentavam todos os dias o templo. Partiam o pão nas casas e tomavam a comida com alegria e singeleza de coração, 47. louvando a Deus e cativando a simpatia de todo o povo. E o Senhor cada dia lhes ajuntava outros que estavam a caminho da salvação.” (At 2,42-47)

“ 32. A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém dizia que eram suas as coisas que possuía, mas tudo entre eles era comum. 33. Com grande coragem os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus. Em todos eles era grande a graça. 34. Nem havia entre eles nenhum necessitado, porque todos os que possuíam terras e casas vendiam-nas, 35. e traziam o preço do que tinham vendido e depositavam-no aos pés dos apóstolos. Repartia-se então a cada um deles conforme a sua necessidade.” (At 4,32-35)

Na história da Igreja no início do cristianismo o cristão era definido como aquele que era convertido ao Senhor, que havia recebido o Espírito Santo e que vivia em comunidade. O martírio dos primeiros cristãos é contundente até os nossos dias e foi o testemunho destas primeiras comunidades que fez com que a Fé fosse difundida.

Os primeiros cristãos eram uma COMUNIDADE que:

a)Era assídua nos ensinamentos dos Apóstolos;

b)Vivia a fraternidade a partir de reuniões e múltiplos contatos;

c)Eucarística;

d)De oração.

A intensidade da comunhão fraterna lhes rendeu reconhecimento e credibilidade. Um historiador convertido do século II narra assim o que os pagãos diziam quando viam a conduta dos fiéis: "Veja só", dizem, "como eles se amam", enquanto eles se detestam mutuamente, e "como estão dispostos a morrer uns pelos outros” (Tertuliano, Apologeticum, 39).


4- A VIDA NO ESPÍRITO É VIVÊNCIA COMUNITÁRIA:

a)Onde dois ou mais estiverem reunidos = o Senhor prometeu sua presença em comunidade:

"Porque onde dois ou três estão reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles". (Mt 18,20)

b)Vida comunitária é essencial hoje = O mundo sufoca os valores cristãos e a vida em comunidade assegura a perseverança. Ex.: A alegoria dos palitos.

c)Grupo de Oração é uma comunidade cristã autêntica = A experiência do Senhorio de Jesus realizada pelo Batismo no Espírito se torna o fundamento dos relacionamentos.

d)Vida em comunidade é via de santificação = as pedras do fundo do rio ficam limpas e adquirem formato arrendodado chocando-se umas com as outras.

e)Comunidades cristãs, voz profética para o mundo de hoje = As Palavras de Jesus permanecem:

"Para que todos sejam um, assim como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, para que também eles estejam em nós e o mundo creia que tu me enviaste". (Jo 17,21)



Silvia Paula (Paulinha) - Ministério Vaso Novo