quarta-feira, 14 de maio de 2008

CANTANDO PARA ESPALHAR A ESPIRITUALIDADE DE PENTECOSTES


Sabemos ser a Renovação Carismática Católica um movimento essencialmente Pentecostal e que a Festa de Pentecostes detém especial relacionamento com a espiritualidade carismática. Como ministros de música da RCC, a serviço de um Grupo de Oração, não podemos perder de vista o significado desta constatação e as conseqüências deste entendimento em nossa missão.

A oração da coleta na liturgia de Pentecostes quase que nos comove: “Ó Deus, que, pelo mistério da festa de hoje, santificais a vossa Igreja inteira, em todos os povos e nações derramai por toda a extensão do mundo os dons do Espírito Santo, e realizar agora no coração dos fiéis as maravilhas que operastes no início da pregação do Evangelho. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo”. Não duvidamos que Deus tem atendido a Sua Igreja neste tempo especial que vivemos.

Sem dúvida, nossa missão de músicos carismáticos está ligada à difusão da espiritualidade de Pentecostes, na promoção de um contínuo derramar do Poder do Alto, na proposição a cada fiel que desejem e peçam o Batismo no Espírito Santo.

Isto detém implicações práticas.

A primeira delas é a de que devemos testemunhar a mudança de vida proporcionada pela experiência do Batismo no Espírito Santo. O Batismo no Espírito Santo é nossa identidade. Como ser ministro de Pentecostes sem experienciar em si o mesmo Pentecostes? É nossa mudança de vida que atestará a autenticidade do que anunciamos nas nossas canções.

Não é raro encontrarmos excelentes músicos que ministram na RCC sem efetivamente assumirem para si a espiritualidade da RCC. Sem qualquer demérito a estes irmãos, penso que estes ministros não podem ministrar a experiência que não tiveram ou exalar uma identidade que não possuem. E se a graça não acontecer nos nossos grupos de oração, a responsabilidade não será deles, mas de quem os colocou lá, mesmo sabendo que não se identificam.

Depois, nossos ministérios devem manifestar os carismas. A manifestação dos carismas é uma das conseqüências do Batismo no Espírito Santo e está ligada ao próprio derramar do Espírito, que concede seus dons a cada um, como quer.

Na nossa realidade, Deus nos concedeu pessoas cheias dos mais diversos carismas. Temos certeza de que isto é fruto de oração nestes 20 anos de caminhada. Seu ministério quer os carismas? Peçam! A Igreja precisa de pessoas abertas ao agir do Espírito.

SE NÃO EXISTEM CARISMAS NO NOSSO GRUPO DE ORAÇÃO, OS MINISTÉRIOS DE MÚSICA NÃO PODEM SE FURTAREM DE SUA CO-RESPONSABILIDADE NISSO. Nosso esforço deve ser resgatar nos grupos aquilo que lhes é essencial, e certamente os carismas são essenciais nos grupos da RCC.

Que nosso cantar seja uma explosão de Pentecostes!

Silvia Paula Monteiro da Costa
Ministério Vaso Novo