segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

PAPA PROPÕE CONVERSÃO PARA QUE MATERIALISMO NÃO ASFIXIE O NATAL


CIDADE DO VATICANO, domingo, 9 de dezembro de 2007 (ZENIT.org).- Bento XVI pediu a todos os fiéis que escutassem o chamado à conversão que o Advento lança, para que o Natal não seja asfixiado pela mentalidade materialista.

Sua exortação foi escutada ao meio-dia pelos milhares de fiéis congregados na Praça de São Pedro, no Vaticano, para rezar a oração mariana do Ângelus, no domingo em que a liturgia apresenta a figura do precursor do Jesus, seu primo São João Batista. «Enquanto continua o caminho do Advento, enquanto nos preparamos para celebrar o nascimento de Cristo – disse, desde a janela dos seus aposentos –, ressoa em nossas comunidades este chamado de João Batista à conversão. É um convite urgente a abrir o coração e a acolher o Filho de Deus que vem entre nós para manifestar o juízo divino».

«Através do Evangelho – acrescentou –, João Batista continua falando através dos séculos a toda geração. Suas palavras duras e claras são particularmente saudáveis para nós, homens e mulheres do nosso tempo, em que inclusive a forma de viver e de perceber o natal experimenta infelizmente e com freqüência uma mentalidade materialista.»

«A ‘voz’ do grande profeta nos pede que preparemos o caminho para o Senhor que vem, nos desertos de hoje, desertos exteriores e interiores, sedentos da água viva que é Cristo», garantiu.

Bento XVI esclareceu que a «verdadeira conversão do coração» permite «tomar as decisões necessárias para sintonizar nossas mentalidades com o Evangelho».

ZP07120906 - 09-12-2007
Permalink: http://www.zenit.org/article-16996?l=portuguese