terça-feira, 18 de setembro de 2007

A OVELHA QUE SE PERDEU


Se há uma verdade que procuramos imprimir sempre em nossas canções é a revelação de Deus Misericórdia.

O Evangelho do último domingo revela esta face misericordiosa de Deus:


“1. Aproximavam-se de Jesus os publicanos e os pecadores para ouvi-lo. 2. Os fariseus e os escribas murmuravam: Este homem recebe e come com pessoas de má vida! 3. Então lhes propôs a seguinte parábola: 4. Quem de vós que, tendo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto e vai em busca da que se perdeu, até encontrá-la? 5. E depois de encontrá-la, a põe nos ombros, cheio de júbilo, 6. e, voltando para casa, reúne os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Regozijai-vos comigo, achei a minha ovelha que se havia perdido. 7. Digo-vos que assim haverá maior júbilo no céu por um só pecador que fizer penitência do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.” (Lc 15,1-7).

Breve contexto histórico - A sociedade da época de Jesus era impiedosa com aquelas pessoas consideradas “pecadoras”. Pessoas como os fariseus e os escribas não permitiam qualquer contato com prostitutas e cobradores de impostos e outras pessoas tidas como “pecadoras”. Até mudavam de calçada para não se aproximarem deles.

Esta é a razão da murmuração dos fariseus e dos escribas que criticavam a atitude de Jesus em aproximar-se destas pessoas tidas como de “má vida”.

Deus não age como homem - Jesus passa então a perguntar quem deles, sendo pastor, uma vez que tendo 100 ovelhas, perceba que uma se extravie, não deixa 99 no aprisco e sai para procurar aquela única que se perdeu? E mais, ainda faz uma festa para celebrar se a reencontra?

A resposta que passou pela cabeça daquelas pessoas certamente foi: EU JAMAIS FARIA ESSA LOUCURA... DEIXAR 99 OVELHAS E IR BUSCAR UMA? FAZER FESTA POR CAUSA DE UMA OVELHA? O GASTO DA FESTA SERIA MUITO SUPERIOR AO PREÇO DA OVELHA...

Mas a lógica de Deus é diferente da lógica humana. Por que a lógica de Deus é a lógica do amor pessoal, incondicional, fiel e eterno que Ele tem para você:

“Pode uma mulher esquecer-se daquele que amamenta? Não Ter ternura pelo fruto de suas entranhas? E mesmo que ela o esquecesse, eu não te esqueceria nunca. Eis que estás gravada na palma de minhas mãos.” ( Is. 49.15-16)

Jesus apresentou estas “reações desproporcionais” do pastor, justamente para dizer que você é PRECIOSO para ele.

O pastor é Jesus, que amando cada uma de suas ovelhas, não mediu esforços para resgatá-las:

"Eu sou o bom pastor. O bom pastor expõe a sua vida pelas ovelhas". (Jo 10,11)

Você é tão caro para Deus que Ele o resgatou a preço do sangue do Filho:

"Porque aprouve a Deus fazer habitar nele toda a plenitude e por seu intermédio reconciliar consigo todas as criaturas, por intermédio daquele que, ao preço do próprio sangue na cruz, restabeleceu a paz a tudo quanto existe na terra e nos céus". (Cl 1,19-20)

Talvez você se questione: E as outras ovelhas?

É óbvio que o pastor as deixou na segurança do aprisco, alimentadas e seguras, pois cada uma destas ovelhas possuía especial segurança para ele.

Mas ao sair para procurar a ovelha perdida, o pastor demonstrou que era única. Ele não se contentou em ter no seu aprisco a grande maioria das ovelhas. Grande maioria não é a totalidade!!! Jesus quer a totalidade das ovelhas!!!

Certamente, o pastor pensou em que situação poderia estar aquela ovelha: ferida, cansada, faminta, com frio e com sede e movido de grande misericórdia, saiu para regata-la.

Entendendo a ovelha – Talvez passe pela sua cabeça, quais as circunstâncias que a ovelha “se perdeu”.

Principalmente se você já caminha com Jesus é comum relacionarmos esta parábola com aqueles irmãos e irmãs que “saíram” do aprisco do pastor, a Igreja. Muitas vezes os criticamos, sem saber ao certo quais as razões que os mantém longe.

Meu irmão, não foi à toa que Jesus falou em ovelhas e não em bois ou cabras ou outro animal, pois as ovelhas possuem características especiais: Não possuem senso de direção, precisam seguir o pastor para saber onde está a comida, a água, o aprisco – DAÍ A OVELHA QUE SE PERDER NÃO CONSEGUIR VOLTAR SOZINHA, AINDA QUE ELA QUEIRA!!!

Além disso, como saber se a ovelha não fugiu, mas foi roubada por um ladrão e não consegue mais voltar para o rebanho?

SE PENSARMOS ASSIM VAMOS SER COMO OS FARISEUS E OS ESCRIBAS!

Como o Bom Pastor se relaciona com suas ovelhas? COM MISERICÓRDIA.

O então Cardeal Ratzinger, hoje Sua Santidade o Papa Bento XVI, na homilia da Missa pro eligendo Papa de 19/03/05 afirmou: “Jesus Cristo é a misericórdia divina em pessoa: encontrar Cristo significa encontrar a misericórdia de Deus.”

Esta palavra misericórdia tem um especial significado: Vem do latim – Miser = miséria, pobreza e Cordis = coração. Significa pegar em seu coração a miséria do outro.

O bom pastor é movido pela MISERICÓRDIA. Por causa destas características das ovelhas, o pastor tem de fazer praticamente tudo pelas ovelhas:

- Tem de achar pasto e água e levar as ovelhas para comer e beber = Jesus nos alimenta (Eucaristia) e nos dá de beber (Espírito Santo);

- Tem de observar se alguma ovelha está sendo perturbada por algum inseto, pois ela é incapaz de se livrar sozinha do inseto e pode desesperar-se causando um estouro no rebanho = Só com a ajuda de Jesus poderemos vencer as tentações.

- Tem de cuidar das feridas das ovelhas = Ele cura nossos corações.

- Tem de evitar que sejam atacadas pelos lobos e levadas pelos ladrões, sendo que à noite, deita-se na porta do aprisco, para que o lobo não entre e se tentar atacar, ele o combate primeiro = Jesus é fiel e nos guarda verdadeiramente.

- Tem de ficar atento para que as ovelhas não se deitem sobre os estômagos e sufoquem.

- Às vezes, tem que quebrar a perna das ovelhas rebeldes e fujonas para que fiquem junto com as outras ovelhas.

Certa vez, um pastor tinha uma ovelha que não lhe obedecia: sempre fugia e não queria se reunir com as outras ovelhas. O pastor fez de tudo para mudar este comportamento: colocou-a num pasto maior etc., mas não adiantou. Para preservar a ovelha e o rebanho, ele teve de fazer algo que não gostaria: teve que quebrar uma das pernas da ovelha. E depois que ele quebrou a perna dela, ela nunca mais saiu do pasto e nem se afastou das outras ovelhas. A PARTIR DESTE DIA, O PASTOR PASSOU A LEVAR A OVELHA NO COLO...

Muitas vezes Deus permite nosso sofrimento não porque não nos ama, mas para nos podar, nos provar, nos santificar.

Na vida de nosso ministério, não são poucos os testemunhos de “pernas quebradas”, situações que Deus permite em nossas vidas para que sejamos santificados e jamais pensemos em abandonar o aprisco do Senhor.

Jamais esqueça: Você é prioridade para Deus. Ele o ama. Ele o carrega no colo. Se você sente-se ovelha que se perdeu, você só precisa abandonar-se e permitir que o pastor lhe coloque no colo, lhe traga de volta...

Silvia Paula Monteiro da Costa
Ministério Vaso Novo

3 comentários:

Anônimo disse...

"Às vezes,tem que quebrar as pernas das ovelhas rebeldes e fujonas para que fiquem junto com as outras ovelhas"
Este parágrafo fez com que o texto perdesse toda a sua característica evangélica. Uma pitada de fermento
leveda toda a massa!Se jesus, que curou tantos paralíticos, se dedicasse a quebrar as pernas de todos os pecadores, não haveria um sacerdote de pé, especialmente os pedófilos! Senhores, olhemos para o Bom Pastor! Seja Ele o nosso guia! Não existe santidade na incoerência! Cristo vos ilumine!

Anônimo disse...

So quem ja teve a perna quebrada pelo Bom pastor sabe que tudo que foi dito acima e verdade, Deus e prova... Aleluia Jesus, fui uma das ovelhas e hoje sei que sem o meu BOM PASTOR nao, faco nda...

Irmão Marcus disse...

Não existe embasamento bíblico nenhum para tal heresia, que Deus te perdoe por ter algo tão ruim em seu coração, não é este o exemplo que Jesus daria a Pedro quando pediu a Pedro para apascentar as ovelhas do Senhor Jesus, que o nosso senhor Cristo Jesus possa curar seu coração