terça-feira, 25 de setembro de 2007

LEONARDO LODDANI


Leonardo Loddani, o Léo, é o atual coordenador do Ministério Vaso Novo. Responsável pelos arranjos e pela técnica do Ministério, com apenas 23 anos é músico profissional a serviço do Senhor, demonstrando uma maturidade não vista em muitos servos de mais idade. Como o profeta Samuel, foi chamado muito cedo pelo Senhor e não mede esforços para dar a Ele a Glória que Lhe é devida. Conheça melhor sua trajetória.

BLOG VN - Como você entrou para o Vaso Novo? É verdade que você se profissionalizou para atender as necessidades do Ministério?
Léo Loddani - Foi bem engraçado: Eu tinha apenas 10 anos de idade. Eu estava na igreja matriz de nossa Paróquia, trancado no horário de almoço de um domingo, ensaiando para tocar UMA MUSICA na Missa de Natal. O Josenildo (Piteco), quem eu não sabia quem era, entrou na igreja e me viu tocando. Meio minuto depois queima a fonte do teclado! (kkkkkk). Estava ainda guardando o teclado com um pouco de tristeza quando ele me chama para acompanhá-lo para uma salinha pequena, lá nos fundos da igreja... era dia de ensaio do Vaso Novo. Fui convidado para entrar no grupo. Ainda fiquei de molho alguns meses mas no começo de 1996 tudo se encaixou. E eu tocava muito mal... Já estudava música desde os 6 (seis) anos mas era algo sem compromisso, por puro prazer. Mas a cada dia que passava era-me exigido cada vez mais no Ministério, o que eu me obrigou a melhorar, a buscar progredir... A profissionalização foi conseqüência desta necessidade de tocar tão bem quanto todos eles para ser cada vez mais útil.

BLOG VN - Servir a Deus na RCC modificou sua vida de alguma forma?
Léo Loddani - Minha Irmã Paula costuma dizer que eu tenho o “esteriótipo do marginal”: Filho de mãe solteira, alcoólicos na família, ausência de uma estrutura familiar mínima, baixa renda, baixa estima, baixa perspectiva de futuro... No entanto fui muito preservado por Deus em tudo. Conheci a igreja cedo, comecei a participar da RCC ao mesmo tempo que iniciei no Ministério, as experiências de vida das pessoas mais velhas que eu na caminhada e na vida dentro da RCC foram permitindo que Deus moldasse minha vida, meu coração, ao que Ele quer. Só quem me conhece desde o principio da caminhada sabe o quanto Deus tem operado em minha vida através do serviço, da disponibilidade de vida para o serviço de Deus. Meus irmãos de ministério que o digam, pois tiveram muito que agüentar até o inicio das mudanças. Este é o nosso chamado: Deixar-se moldar nas mãos do oleiro!

BLOG VN - Você é o caçula do Ministério e hoje foi eleito coordenador. É responsável pelo pastoreio de pessoas bem mais experientes do que você dentro da Igreja e da RCC. Como é ser coordenador nestas circunstâncias?
Léo Loddani - O único obstáculo que tive foi comigo mesmo. Como que eu, moleque, 23 anos, com menos tempo de caminhada e de vida que qualquer um do ministério vou dizer a eles o que ou não fazer?
É muito simples ser coordenador de quem sabe o que é ser "coordenado". São pessoas de oração, que têm um desejo imenso de ser de Deus e de dar o melhor pra Deus. E esse fato facilita um exercício que todos os coordenadores deveriam fazer: dividir a coordenação. Não é simplesmente distribuir tarefas, mas assumir para si que é humanamente impossível "controlar tudo". O que seria de mim se a Paula não organizasse a agenda? Se a Conceição, a Andréa, o Piteco não fossem escolher os cantos da missa enquanto o Cláudio monta o som e eu e o Anderson tentamos fazer o salmo? Esse compartilhar se faz extremamente necessário para não haver sobrecarga de nenhum dos integrantes e nem do coordenador. Outro ponto importante é a Obediência. Só consegue exigir obediência quem é obediente. Primeiro eu preciso aprender a obedecer, para que então os meus também o façam. E ninguém peca por obediência: quem obedece NÃO SOFRE!!!

BLOG VN - Como você vê a Missão do Vaso Novo hoje? Quais os projetos para o futuro?
Léo Loddani - Nossa Missão è a Missão da Igreja: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. Antes e acima de tudo somos Igreja. Mas somos chamados a cumprir esta missão de uma maneira especial: ao levarmos a Boa Nova de Jesus Cristo às pessoas deixarmo-nos moldar à vontade de Deus, "Como o barro nas mãos do Oleiro"
Já há algum tempo que o Senhor tem nos impelido a "avançar para águas mais profundas". Buscando atender o apelo de Deus para nós, após 20 anos de caminhada estamos em processo de gravação. Cremos plenamente nas promessas de Deus para nós, que se formos fiéis no pouco Ele nos confiará mais, e é com esta fé que iniciamos esse projeto, esperando sempre no Senhor.

BlOG VN - Deixe uma palavra para quem está iniciando seu Ministério de Música.
Léo Loddani - Sou conhecido por todos por uma característica pessoal singular: a extrema SINCERIDADE.
Irmãos, um Ministério de Música não é uma banda, simplesmente um grupo de amigos que se reúne pra tocar na missa ou no grupo de oração: é uma suscitação, por Deus, de um carisma que precisa ser colocado à disposição da Igreja.
Se olharmos para trás veremos excelentes "bandas" que não eram ministérios de música, e que, infelizmente, ficaram pelo caminho; Ou Ministérios de musica que não colocaram seu carisma a serviço da Igreja e também não permaneceram.
Ore, clame ao Senhor que Sua Santa Vontade seja feita em tua vida e na vida do teu ministério. Criar um grupo só porque se tem pessoas que tocam bem e achar que isso é vontade de Deus é cometer o pecado de Lúcifer, de querer ser como Deus.
É necessário abandonar-se completamente aos desígnios de Deus e estar disposto a ser, sempre que Deus o quiser, quebrado e moldado novamente, para ser sempre, um VASO NOVO, deixando-se moldar pelo Senhor!

Nenhum comentário: