quarta-feira, 8 de agosto de 2007

UM PASTOR COMO O BOM PASTOR - O COORDENADOR SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS


Reflexão para Coordenadores de Ministérios de Música, Dança e Teatro na RCC ministrada durante o Workshop do Encontro Diocesano de Ministérios – RCC – Diocese de Santos

1. Assumindo a realidade: Sou líder por ordem do Senhor:

At 13,1-3 – “Havia então na Igreja de Antioquia profetas e doutores, entre eles Barnabé, Simão, apelidado o Negro, Lúcio de Cirene, Manaém, companheiro de infância do tetrarca Herodes, e Saulo. Enquanto celebravam o culto do Senhor, depois de terem jejuado, disse-lhes o Espírito Santo: Separai-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho destinado. Então, jejuando e orando, impuseram-lhes as mãos e os despediram.”

Convido-o a iniciar esta reflexão louvando o Senhor por ter lhe chamado para o serviço de coordenação. À exemplo de Barnabé e Saulo você foi separado para ele.

Deus sempre colocou homens e mulheres à frente de seu povo, e os capacitou para sua missão. Não tenho dúvida que isso você já sabe: Que Deus o quer à frente de seu ministério e o está capacitando para isso!

É preciso assumir o cajado de “pastor” para você. Ele tem nome gravado. É seu! Digo isso porque infelizmente muitos coordenadores não compreenderam exatamente qual o seu lugar e qual a sua responsabilidade na obra do Senhor.

2. Líderes em Jesus:

Jo 13, 1-9 “ Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que chegara a sua hora de passar deste mundo ao Pai, como amasse os seus que estavam no mundo, até o extremo os amou. Durante a ceia, - quando o demônio já tinha lançado no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, o propósito de traí-lo -, sabendo Jesus que o Pai tudo lhe dera nas mãos, e que saíra de Deus e para Deus voltava, levantou-se da mesa, depôs as suas vestes e, pegando duma toalha, cingiu-se com ela. Em seguida, deitou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos e a enxugá-los com a toalha com que estava cingido. Chegou a Simão Pedro. Mas Pedro lhe disse: Senhor, queres lavar-me os pés!... Respondeu-lhe Jesus: O que faço não compreendes agora, mas compreendê-lo-ás em breve. Disse-lhe Pedro: Jamais me lavarás os pés!... Respondeu-lhe Jesus: Se eu não tos lavar, não terás parte comigo. Exclamou então Simão Pedro: Senhor, não somente os pés, mas também as mãos e a cabeça.”

Lembre-se sempre que GESTOS ENSINAM MAIS DO QUE PALAVRAS!
Jesus era um pedagogo. Um formador. Um mestre. Sabia que as coisas mais importantes que queria ensinar a seus discípulos não poderia somente ficar nos conselhos verbais, nas palavras. - Ex.: Amai-vos como eu vos amei. Amor de cruz, de doação.

O gesto do lava pés foi uma grande aula de Jesus. É como se Ele perguntasse aos seus discípulos e a cada um de nós: "- Está vendo como quero os líderes que estão à frente de meu povo? Quero-os debruçados diante dos irmãos, lavando seus pés!"

Diante desta passagem, concluímos que Jesus quer seus líderes:
a) Despidos = Sem defesas ou personagens;
b) Cingidos = No Dicionário cingir é "rodear, cercar; prender ou ligar em volta; unir, apertar; envolver, circundar". O líder deve estar cingido pelo Espírito Santo;
c) Abaixados diante dos irmãos, lavando seus pés = Esta era a função dos escravos...

Você quer que aquele menino do seu ministério tenha gosto pela Eucaristia? Comece tendo você. Quer que aquela menina estude mais? Comece estudando você.

A Palavra prossegue:

Jo 13, 12-17 – “Depois de lhes lavar os pés e tomar as suas vestes, sentou-se novamente à mesa e perguntou-lhes: Sabeis o que vos fiz? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. Logo, se eu, vosso Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar-vos os pés uns aos outros. Dei-vos o exemplo para que, como eu vos fiz, assim façais também vós. Em verdade, em verdade vos digo: o servo não é maior do que o seu Senhor, nem o enviado é maior do que aquele que o enviou. Se compreenderdes estas coisas, sereis felizes, sob condição de as praticardes.”
Não raro encontramos coordenadores cansados, desgastados, incompreendidos. Talvez porque estão correndo na direção errada. Caminhar para a direção certa exige que você compreenda que sua coordenação, sua liderança é SERVIÇO não cargo. Você não é o cara que manda nos outros. Você é o cara que deve ficar nu e lavar os pés dos outros...


3. Tipos de líderes:

Podemos identificar alguns tipos de líderes:


a) Bombeiro – Não pode ver o fogo do Espírito aumentando em alguém do ministério que logo o apaga. Não se alegra com o crescimento do outro. Não admite que outro ministério possa frutificar mais do que o dele. Se vai num encontro passa o tempo todo vendo os defeitos do outro mnistério. E se tiver chance é capaz de pedir a Jesus: Acaba com ele!

Isto aconteceu com os discípulos:

"João tomou a palavra e disse: Mestre, vimos um homem que expelia demônios em teu nome, e nós lho proibimos, porque não é dos nossos. Mas Jesus lhe disse: Não lho proibais; porque, o que não é contra vós, é a vosso favor". (Lc 9,49-50)".

b) Monarca – Senta no "trono" não quer sair mais. Seu lema é: "Tenho de ir para o grupo de oração porque se eu não for o grupo não vai prestar" Você convida este líder para algo ele diz: Não posso, precisam de mim lá no meu grupo... Tem medo de dividir o que sabe, para não perder seu “posto”.

Isto é contrário à Palavra de Deus:

"O que de mim ouviste em presença de muitas testemunhas, confia-o a homens fiéis que, por sua vez, sejam capazes de instruir a outros". (2Tm 2,2)

c) Ciumento – Tem ciúmes dos dons do outro.

Este tipo de líder é como Saul: "Voltando o exército, depois de Davi ter matado o filisteu, de todas as cidades de Israel saíam as mulheres ao encontro do rei Saul, cantando e dançando alegremente, ao som de tamborins e címbalos. E enquanto dançavam, diziam umas às outras: Saul matou seus milhares, e Davi seus dez milhares. Saul irritou-se em extremo, e desagradou-lhe tal coisa. Dão dez mil a Davi, disse ele, e a mim apenas mil! Só lhe falta a coroa! E a partir daquele dia, Saul olhou Davi com maus olhos". (1Sm 18,6-9)"

Quer ruína maior para um ministério do que um líder que olha o seu irmão com maus olhos?


d) LÍDER GRÃO DE TRIGO = É a antítese dos lideres anteriores e o tipo de líder desejado por Jesus.

O mestre Jesus usava muitas comparações em suas pregações. Usava-se de muitas metáforas. Falava de cultivo, de sementes, de frutos. Falava do quotidiano dos seus discípulos: "Em dia de sábado, Jesus atravessava umas plantações; seus discípulos iam colhendo espigas (de trigo), as debulhavam na mão e comiam". (Lc 6,1)

Ao falar do grão de trigo, Jesus falava de algo conhecido pelos discípulos.


Às vezes as pessoas perguntam, o que devo fazer para que minha coordenação dê fruto? A resposta está na Palavra de Deus: MORRA.

"Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caído na terra, não morrer, fica só; se morrer, produz muito fruto". (Jo 12,24)

O grão de trigo morto gera uma planta linda, com outras sementes. Se o grão de trigo não estiver disposto a morrer fica só. É necessário morrer para sua vontade, para seus interesses pessoais se quiser que sua coordenação dê frutos!

Temos de ter uma prioridade de vida: Formar ministros maiores e melhores que nós. Como Moisés formou Josué, quem entrou na terra prometida: "Josué, filho de Nun, ficou cheio do Espírito de Sabedoria, porque Moisés lhe tinha imposto as suas mãos. Os israelitas obedeceram-lhe, assim como o Senhor tinha ordenado a Moisés". (Dt 34,9) E como Elias formou Eliseu: “"Tendo passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me algo antes que eu seja arrebatado de ti: que posso eu fazer por ti? Eliseu respondeu: Seja-me concedida uma porção dobrada do teu espírito". (2Rs 2,9)

4. Passos a serem dados pelo líder:

a) Comece com o que você tem – Na simplicidade Deus age.

b) Invista a longo prazo – Café de coador é melhor do que café solúvel. Invista nas pessoas de seu ministério. Crie mecanismos de crescimento para elas.

c) Formação somada a vivência – Aprende-se com a formação e com a vida. Aquela só te sentido com esta.

d) Abrir-se ao novo – Pedro resistiu mudar de atitudes, de conceitos. Mas se não fizesse a Igreja não se abriria aos gentios, considerados impuros:

"No dia seguinte, enquanto estavam em viagem e se aproximavam da cidade - pelo meio-dia -, Pedro subiu ao terraço da casa para fazer oração. Então, como sentisse fome, quis comer. Mas, enquanto lho preparavam, caiu em êxtase. Viu o céu aberto e descer uma coisa parecida com uma grande toalha que baixava do céu à terra, segura pelas quatro pontas. Nela havia de todos os quadrúpedes, dos répteis da terra e das aves do céu. Uma voz lhe falou: Levanta-te, Pedro! Mata e come. "Disse Pedro: De modo algum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma profana e impura". (At 10,9-14)".

e) Ser ousado no Espírito – A experiência de abrir o mar vermelho.

Muitas vezes Deus fala ao líder e este não é compreendido pelos seus. Foi o que Moisés experimentou ao guiar o povo de Deus pelo deserto:

“E disseram a Moisés: “Não havia, porventura, túmulos no Egito, para que nos conduzisses a morrer no deserto? Por que nos fizeste isso, tirando-nos do Egito? Não te dizíamos no Egito: deixa-nos servir os egípcios! É melhor ser escravos dos egípcios do que morrer no deserto.” Moisés respondeu ao povo: “Não temais! Tende ânimo, e vereis a libertação que o Senhor vai operar hoje em vosso favor. Os egípcios que hoje vedes, não os tornareis a ver jamais. O Senhor combaterá por vós; quanto a vós, nada tereis a fazer.” (Ex 14,11-13).

A palavra prossegue:

“O Senhor disse a Moisés: “Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que se ponham a caminho. E tu, levanta a tua vara, estende a mão sobre o mar e fere-o, para que os israelitas possam atravessá-lo a pé enxuto.Vou endurecer o coração dos egípcios, para que se ponham ao teu encalço, e triunfarei gloriosamente sobre o faraó e sobre todo o seu exército, seus carros e seus cavaleiros. Os egípcios saberão que eu sou o Senhor quando tiver alcançado esse glorioso triunfo sobre o faraó, seus carros e seus cavaleiros.” (Ex 14,15-17).

Já pensou se você chagasse no seu ministério e dissesse uma coisas destas? “- Olha pessoal... Sabe este mar imenso de dificuldades? Eu vou abrir o mar com meu cajado ok? Sabe aquelas perseguições? Elas vão afundar no mar depois que nós passarmos a pé enxuto!”. Qual seria a reação de seus irmãos?

Poderia parecer loucura, mas Moisés seguiu as instruções do Senhor e salvou seu povo.

Assim, antes de seguir, esteja atento a esta verdade: Você é o líder... Seus irmãos de ministério precisam ouvir o Senhor através de VOCÊ!

Silvia Paula Monteiro da Costa

Ministério VASO NOVO

Nenhum comentário: